Qualidade é atributo que atrai clientes e medir o desempenho do laboratório de análises clínicas é a melhor ferramenta estratégica para assegurar um serviço de qualidade para todos.
E não apenas isso, mas garantir que tal melhoria contínua possa ser revertida numa empresa diferenciada em relação à concorrência e, dessa forma, melhorar a lucratividade e a satisfação de todos que fazem o negócio acontecer: funcionários, parceiros e clientes.
Listamos abaixo alguns indicadores que podem ajudar a medir o desempenho da qualidade do seu laboratório. Boa leitura!
1 – Atendimento e tempo de espera
Atendimento e tempo de espera são dois indicadores fundamentais para garantir a satisfação do paciente.
Laboratórios devem realizar monitoramento da quantidade de pacientes atendidos, tempo médio de espera e outros fatores que servirão para medir a satisfação do público.
2 – Tempo para a realização de exames
A organização certamente é uma excelente parceira dos laboratórios que pretendem crescer em qualidade e ferramentas com esse intuito, quando bem executadas, servem para agilizar todos os processos de uma determinada atividade.
Os laboratórios de análises clínicas podem contar com um relatório chamado TAT (Tempo de Atendimento Total), que mostra o tempo gasto por exame em cada fase do processo laboratorial: pré-analítico, analítico e pós-analítico.
Com esse relatório, é possível definir metas de tempo para cada fase e ainda detectar possíveis atrasos e em qual etapa eles estão ocorrendo.
3 – Custos do exame
Para se chegar a um valor justo de um exame, é fundamental destrinchar todos os elementos que compõem o custo.
Primeiramente, é preciso considerar os custos diretos e indiretos:
- Custos diretos: relativos aos insumos utilizados para a realização do exame;
- Custos indiretos: são as despesas da empresa para viabilizar a realização do exame.
A soma de todos esses custos divididos pelo número de exames realizados no mês será o valor do custo indireto unitário dos exames no mês. Tais dados são importantes, pois podem fornecer informações que serão úteis para a construção de relatórios de viabilidade de exames por convênios, custo de produção por setor etc.
4 – Fluxo de caixa
Fluxo de caixa é a previsão das receitas e despesas. Trata-se de um indicador importante, pois ele assegura a previsão das decisões financeiras e ainda gera uma visão mais precisa dos dias de maior receita e menor despesa do laboratório.
Há ainda duas soluções vindas do fluxo de caixa:
1 – Permite identificar a possibilidade do laboratório ficar no vermelho, bem como a data em que isso vai acontecer. Assim, os gestores poderão tomar decisões antecipadamente;
2 – Permite também saber qual é o melhor dia para organizar parcelas de compras de maior valor, como por exemplo, a aquisição de equipamentos.
Se o seu laboratório procura por uma parceria que seja excelente na qualidade do serviço do Exame Toxicológico, então venha conhecer o Exame Pelo Bem!