De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 58% da população mundial que está acima de 10 anos de idade integra a força de trabalho dos países do mundo todo.
São essas pessoas que garantem o funcionamento do comércio, da indústria, da economia e da manutenção do bem-estar social em nível global.
Mesmo diante de tal responsabilidade, ainda assim estamos falando de pessoas. Ou seja, dependem do bom funcionamento da saúde para que possam desempenhar suas tarefas de maneira excelente.
Qual é o papel do RH?
O setor de Recursos Humanos é responsável por selecionar, treinar e desenvolver os colaboradores de uma empresa em prol de conduzi-los a performar mais e com qualidade de vida dentro do ambiente profissional.
Quando a saúde do funcionário faz parte da cultura da empresa, todos saem ganhando. A organização, que colhe os retornos desse investimento. O colaborador, que fará seu trabalho com satisfação, prazer e disposição para entregar o melhor. E o cliente, que receberá um produto ou serviço entregue com muito mais qualidade.
Quatro vantagens para a empresa
Das vantagens do investimento na saúde e na qualidade de vida do funcionário, listamos quatro pontos de destaque que toda organização acaba ganhando a partir do entendimento de que as pessoas precisam ser cuidadas.
1 – Redução do absenteísmo
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as principais razões das faltas dos trabalhadores nas empresas são: dores nas costas, no pescoço e gripes.
Para que o absenteísmo seja reduzido, o ideal é que a empresa faça um acompanhamento constante de seus profissionais. Campanhas de conscientização, exames periódicos, atividades extras que promovam a qualidade de vida e etc. Aqui também vale dizer que prevenir é sempre melhor que remediar.
2 – Diminuição das licenças
Diante de uma licença por afastamento, a empresa praticamente não pode fazer nada para evitá-la, já que se trata de uma condição que pede tal suspensão das atividades.
No entanto, isso acaba prejudicando a produtividade da empresa. Sendo assim, a melhor alternativa é sempre a de optar pela prevenção. Cumprir com todas as obrigações da saúde do trabalho, como por exemplo, vacinações obrigatórias.
3 – Minimiza possíveis ações judiciais
A partir do surgimento de uma nova lei que regulamenta um procedimento relativo à saúde do trabalho, sempre que a empresa opta por não cumprir, ela corre o risco de sofrer sanções judiciais.
Dessa forma, o barato pode sair caro. É muito melhor lidar com a saúde do colaborador enquanto um investimento do que ter que arcar com punições que podem ser evitadas.
4 – Aumenta a produtividade
Quando os trabalhadores estão saudáveis e se sentem cuidados pela empresa, o fator motivação entra em campo e joga a favor da organização.
Funcionários motivados se importam mais pelas causas da empresa, com o batimento das metas e na construção de uma cultura mais saudável e até mesmo profissional, afetando todo o clima interno do ambiente de trabalho.
E a sua empresa, já sabe de todas as informações relativas ao Exame Toxicológico?
Nós podemos tirar todas as suas dúvidas e contribuir para que seus colaboradores estejam prontos para os desafios do dia a dia.
CLIQUE AQUI e saiba mais!